PROJETO BLUMENAUENSE PARA MARINA PÚBLICA DE PORTO BELO EXPLORA O CONCEITO DE ESPAÇOS COMPARTILHADOS...
VOCÊ SABE O QUE ISTO QUER DIZER E QUAIS AS VANTAGENS PARA A COMUNIDADE...
As empresas Catarinenses HS Arquitetos e W5 foram selecionadas após concorrência pública e
apresentaram um projeto realmente INOVADOR para a MARINA PÚBLICA da
CIDADE de PORTO BELO. O Blog do Campe entrou em contato com o arquiteto Paulo Henrique
Herwig para maiores informações e o mesmo ressaltou que "...o principal
objetivo do projeto é a INTEGRAÇÃO da comunidade. Integrar a comunidade com um PIER compartilhado
para uso das embarcações dos pescadores locais e adeptos da pesca
esportiva, mirante, arquibancada contemplativa e ainda ciclovias e passeios humanizados....".
Mirante, arquibancada contemplativa |
Molhe principal - compartilhado - embarcações locais |
Ainda segundo Paulo
H. Herwig, as alterações que serão realizadas incluem a REVITALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA PRAÇA CENTRAL por meio do binário que se estenderá da marina até o PIER TURÍSTICO e proporcionarão a preservação da orla marítima da ENSEADA ENCANTADA, a UTILIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA LOCAL, potencialização do turismo e a possibilitando a vinda de novos investidores para a região.
A Marina foi projetada de forma que seja viável sua execução de forma faseada, prevendo sua ampliação de acordo com o aumento dos usuários da marina.
A Marina foi projetada de forma que seja viável sua execução de forma faseada, prevendo sua ampliação de acordo com o aumento dos usuários da marina.
Conceitualmente, o novo traçado e urbanização da via vem de encontro ao Programa de Necessidades previsto em Edital de Manifestação de Interesse, como as Áreas Sociais, Áreas Recreativas e Áreas de Serviço. "Avançamos em direção terrestre para possibilitar área física necessária ao Programa Exigido em Edital, respeitando o perfil e contorno natural da Orla da Baía da Enseada", ressalta o Arquiteto Paulo Henrique Herwig.
POTENCIALIZANDO O CENÁRIO PANORÂMICO da baía de Porto Belo. |
O projeto, que busca um conceito ainda pouco trabalhado no Brasil de ESPAÇOS COMPARTILHADOS, visa um novo traçado viário em conceito de binário com a inclusão de passeios e ciclovias humanizados o que proporcionam atividades lúdicas ao integrar a vida urbana com o complexo náutico
Extensão do complexo viário - praça central - pier turístico - área de ampliação |
- "PROPOSTA PRAÇA - revitalização da praça central existente, como junção do binário proposto e ligação com o pier turístico, unindo e ampliando os dois espaços públicos.
- PROPOSTA BINÁRIO - revitalização das vias de ligação do centro (praça) ao complexo náutico - valorizando a paisagem e priorizando o pedestre e o ciclista - utilizando de duas vias de mão única urbanizadas com calçadas, ciclovias, canteiros e equipamentos urbanos (postes de iluminação, bancos, etc...)" (HS Arquitetos)
Adicionar legenda |
"A linguagem arquitetônica regional interage com a história local de Porto Belo, que é a colonização açoriana, e, é de fácil execução, não demandando mão de obra especializada de fora da região. Assim, o projeto contribui na geração de renda local, inclusive durante a obra, pois prevêem a utilização de mão de obra local para a execução deste conceito." (HS Arquitetos)
Vista da arquibancada contemplativa |
O projeto catarinense busca um
conceito que nasceu em 2004 e ainda é pouco utilizado no Brasil. Os
ESPAÇOS COMPARTILHADOS - conceito da Arquitetura Hedonística que é o uso da Arquitetura e do Urbanismo para promover a qualidade de vida e o bem estar das pessoas de forma equilibrada e sustentável, propondo intervenção que ultrapassam as definições convencionais de Público e Privado - sendo
amplamente desenvolvido em cidades por todo o mundo. Este projeto concorre com outro de uma empresa da cidade do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Porto Belo, poderá em 30 dias, escolher a melhor opção para sua cidade.
W5
Blog do Campe
Matéria:Arquitetura consciente - Marina Pública Porto Belo
Fonte: Maykel Campestrini, Internauta / Imagens: Cristiane Casas
Contato: maykel.campestrini@gmail.com / blogdocampe@gmail.com / whatsApp 47 9114-2296
Um comentário:
SIMPLESMENTE parabens, pela magnifica obra , necessaria a regiao.
O prefeito esta de parabens pela iniciativa , de apoiar e incentivar o projeto.
Postar um comentário